RESIDÊNCIA ARTÍSTICA HANGAR – Lisboa, 2016

10 jul
2016

 

HANGAR_Residência Artística, 2016

HISTÓRIA UNIVERSAL DOS TERRAMOTOS

Em 1 de Novembro de 1755 , no dia de todos os santos um grande sismo, seguido de incêndio e um tsunami, arrasou a cidade de Lisboa. Em 1999 no litoral do Algarve, centenas de pessoas são evacuadas da praia diante de uma possível onda gigante. O primeiro evento deixou marcas profundas em Lisboa dando origem a um novo traçado para a cidade. O segundo, entretanto, mais tarde se confirmaria com uma ilusão colectiva. Uma miragem gerada pelo efeito térmico e óptico conhecido como fata morgana.

A partir da investigação histórica destes fatos e de demais assuntos adjacentes que este tema pode gerar tais como: aparelhos de simulação e equipamentos de medição de sismo, técnicas fotográficas de registro e calculo do movimento, holografia e miragem a artista irá desenvolver uma série de experiências que resultarão em trabalhos inéditos.

O projeto é financiado pela Bolsa de Artes da Fundación Botin (Espanha) em parceria com a residência artística Hangar (Lisboa), com financiamento da Direcção-Geral das Artes — Governo de Portugal.

Blog do projeto

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.

top