RESIDÊNCIA NA PIVÔ – São Paulo, 2013

12 mar
2013

guiadafolha01 guiadafolha02destac

O PIVÔ dentro do programa “PIVÔ CONVIDA” apresenta o projeto da artista brasileira Leticia Ramos no segundo andar do espaço. A artista realiza a montagem de um set de filmagem para a captação de imagens para seu livro e filme “VOSTOK – um prólogo”. A partir do dia 12 de março o ambiente de trabalho da artista poderá ser visitado pelo público e seus resultados vistos no blog  www.vostokartproject.wordpress.com .

 

Após voltar de uma expedição artística no Polo Norte, Leticia é surpreendia pela noticia que a base cientifica russa Vostok localizada na Antártida conseguiu retirar amostras de um lago localizado 4 km abaixo do gelo, “cápsulas do tempo” do período em que o continente começou a se congelar. Baseada neste dado real, criou uma narrativa fictícia na qual ela como exploradora “retira amostras” de um lago que recria as condições glaciais.

O processo narrativo se transforma em ação artística com o desenvolvimento de quatro ambientes que recriam o lago polar: aquário, maquete, piscina e tela de projeções, nos quais serão e captadas as imagens que encenam a historia fantástica sobre a hipótese científica: como era a terra antes de se congelar e ser o continente gelado.

A experiência  se converte em uma evocação de uma irrealidade. Várias camadas a partir o fato real, desde a criação de imagens inventadas até a composição de um universo ficcional, permitem ao espectador refletir sobre a construção de uma narrativa, localizada entre o limite entre o verdadeiro e o falso.

As imagens farão parte de uma publicação, que como um “caderno de bitácora” forma parte da serie “O Atlas Extraordinário”, parte da pesquisa de Ramos focada na criação de novos aparelhos fotográficas para capturar e reconstruir o movimento. O livro tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2013.

Como final da etapa de produção do projeto, Ramos propõe a performance “Ensaio para gravação de orquestra”, juntamente com a artista Lúcia Koch e o compositor e maestro Rossano Snell. Nos cenários usados por Leticia, com iluminação de Koch e partitura de Snell para quatro instrumentos em três tempos inspirada nas imagens de VOSTOK, os músicos realizarão a interpretação improvisada com instrumentos de percussão e vento e também utilizando os objetos do set.

 

 

Comments are closed.

top